Política

Lula a ministros: falhas do 1º ano de governo não podem se repetir

Em reunião com ministros da infraestrutura nesta sexta-feira (3/11), Lula declarou que “vimos como o adversário joga” e que é preciso ajustar a tática e a estratégia para o ano que vem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira (3/11) a ministros da área de infraestrutura que as falhas percebidas durante o primeiro ano de governo não poderão se repetir no ano que vem. De acordo com o presidente, integrantes do governo “viram como é que os adversários jogam”, e é preciso atualizar as táticas e estratégias para o ano que vem.

Lula reuniu os ministros no Palácio do Planalto nesta manhã, e fez um breve discurso de abertura antes do encontro. Segundo ele, a reunião de hoje foi a primeira de uma série de conversas até o final do ano, com o objetivo de fazer um balanço do governo e preparar para o segundo ano. Os próximos temas discutidos serão serviços e a área social, antes de uma reunião geral para fechar 2023.

“Toda e qualquer falha que a gente tenha percebido nesse primeiro ano não poderá se repetir no segundo ano. É como se nós fôssemos aqui o técnico de futebol, e vocês são o time. Nós entramos em campo. Nós vimos como é que os adversários jogam, a tática, a estratégia. Nós agora estamos no intervalo e vamos elaborar já a nossa tática e estratégia para o próximo período”, declarou o presidente.

Segundo o Planalto, estão presentes na reunião o vice-presidente e ministro da Indústria, Desenvolvimento, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin (PSB), os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Juscelino Filho (Comunicações), Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades), Rui Costa (Casa Civil) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), além dos secretários Miriam Belchior e Maurício Muniz, da Casa Civil.

Viagens pelo Brasil ano que vem
Lula também comentou sua viagem aos Emirados Árabes Unidos em 28 de novembro, e disse que pode ir também ao Catar e à Arábia Saudita, acompanhado de Rui Costa e Fernando Haddad. Segundo ele, o tema principal das viagens será a economia verde, incluindo energia limpa, área na qual o Brasil quer se tornar referência mundial. Para o ano que vem, o presidente disse que quer viajar pelo Brasil, visitando obras de infraestrutura.

Aos ministros, Lula brincou que a maioria já está no governo há dez meses e “aprenderam os corredores dos ministérios”. Ele citou, porém, Silvio Costa Filho, que assumiu o ministério dos Portos e Aeroportos há poucas semanas. “O Silvinho ainda não sabe sequer aonde estão todos os portos e aeroportos. desse país, mas ele vai aprender logo”, brincou.

“Essa reunião é exatamente para isso. Agora foi aprovado o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).Todo mundo tem o compromisso, ninguém precisa inventar nada novo nesse país. Está tudo determinado Nós temos até 2026 para que a gente construa e execute parte dessas obras. O meu papel aqui e do companheiro Alckmin é a gente acompanhar vocês. Não é vigiar, quem vigia é o Rui Costa”, disse ainda Lula.

Fonte: Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *