ClimaVariedades

O que você precisa saber sobre o verão, que começa nesta sexta (22)

Apesar de o Brasil já ter passado por semanas de calor extremo, o verão só chega oficialmente ao hemisfério sul na sexta-feira (22), marcado pelo chamado solstício de verão.

Nessa data, o Círculo Polar Antártico atingirá o seu ponto mais próximo do Sol no ano inteiro.

Esse fenômeno acontece devido à posição da Terra em relação ao Sol, e por conta do movimento de rotação dela em torno da estrela.

Quando o verão termina?

Esse período se estenderá de 22 dezembro ao dia 20 de março de 2024, data do equinócio de outono, que marca a chegada da estação.

Se no solstício, o Círculo Polar Antártico está próximo do Sol, no equinócio que se aproxima da estrela é a Linha do Equador, que corta ficticiamente o planeta ao meio.

Devemos esperar novas ondas de calor no verão?

A última onda de calor sufocante que atingiu o Brasil chegou ao fim no último domingo (17). Por conta dela, a cidade de São Paulo assistiu seus termômetros bateram a marca dos 35°C.

Conforme afirmou à CNN o meteorologista da Climatempo Guilherme Borges, o brasileiro não deve descartar a ocorrência de novas ondas de calor em 2024, e também durante o verão.

O país é atingido pelo fenômeno do El Niño, o que explica o clima mais seco até abril e chuvas abaixo da média para os próximos meses no Norte e em parte do Nordeste. A região é muito atingida, já que, após o verão, ela entra em um período de estiagem, sendo necessários níveis fluviais mais altos no decorrer de 2024, diz Borges.

“Consequentemente, a gente vai ter temperaturas acima da média em boa parte do Brasil”, acrescenta. Ou seja, se a média é de 31°C, o El Niño deixará em 32°C ou 33°C, chegando até 37°C com as ondas de calor.

Como cuidar da saúde em dias muito quentes?

O Ministério da Saúde listou algumas recomendações para que a população se proteja das fortes ondas de calor que podem atingir o Brasil nessa época do ano. São elas:

  • Usar protetor solar;
  • Evitar a exposição direta ao sol, em especial, entre às 10 e às 16 horas;
  • Usar chapéus e óculos escuros;
  • Proteger as crianças com chapéu de abas;
  • Usar roupas leves e que não retêm calor;
  • Diminuir os esforços físicos e repousar frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados.

CNN ouviu ainda os cardiologistas Sérgio Timerman, diretor do Instituto do Coração (InCor) e Augusto Scalabrini Neto, do Hospital Sírio Libanês. A dupla listou os principais sintomas apresentados por quem está com estresse térmico motivado por altas temperaturas:

  • Fadiga e cansaço
  • Sede
  • Sudorese
  • Dor de cabeça
  • Pele avermelhada

“Eventos extremos de calor podem ser perigosos para a saúde, até mesmo fatais. Esses eventos resultam em aumentos nas internações hospitalares por doenças relacionadas ao calor, bem como por distúrbios cardiovasculares e respiratórios”, explica Timerman, do Incor.

De acordo com ele, crianças, idosos e alguns outros grupos, incluindo pessoas com doenças crônicas, populações de baixa renda e trabalhadores ao ar livre, correm mais risco de doenças relacionadas ao calor.

Quais alimentos não podem faltar em casa durante o verão?

Em entrevista à CNN, a médica Thaísa Albanesi, do Instituto Human, explica que durante essa estação é importante a ingestão de alimentos antiinflamatórios e drenantes para evitar problemas de saúde como pressão baixa, inchaço e desidratação.

A médica dividiu os alimentos que não podem faltar durante o verão em 3 classes e deu dicas de como podemos usá-los no dia a dia. São eles:

Termogênicos e anti-inflamatórios

  • Dicas de alimentos desse grupo: curry; pimenta-do-reino; pimenta-dedo-de-moça; cúrcuma; açafrão.
  • Ação desses alimentos: acelera o metabolismo e ajuda a perder peso ou a não engordar (ação termogênica) e anti-inflamatória;
  • Dica de como ingerir esses alimentos: Em jejum, tomar um copo de água com uma pitada de cúrcuma. Temperar a comida com cúrcuma, pimenta-do-reino ou dedo de moça e açafrão.

Hidratantes

  • Dicas de alimentos desse grupo: chuchu; melancia; pepino; melão.
  • Ação desses alimentos: hidratam o corpo, repondo toda a água perdida pelo suor e saliva;
  • Dica de como ingerir esses alimentos: Snacks de pepino: cortar rodelas finas de pepino com sal e azeite doce. Outra dica é fazer um caldo substituindo a batata pelo chuchu, que vai dar o aspecto cremoso, mas com mais água.

Drenantes

  • Dicas de alimentos desse grupo: chás de ervas com ação drenante, como cavalinha, camomila, chá-verde, chá de folha de abacateiro.
  • Ação desses alimentos: hidratam o corpo, repondo toda a água perdida pelo suor e saliva;
  • Dica de como ingerir esses alimentos: Tomar 3 copos de água ao acordar nos primeiros 30 minutos, aumenta em 34% seu metabolismo (mais de ⅓). Consumir chás de cavalinha, camomila, chá-verde e o chá folha de abacateiro, que possuem ação drenante. Dica: Fazer mais de um litro e deixar na geladeira, ao longo do dia vai tomando gelado, já que no verão os dias são mais quentes.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *