Goiás

Onda de calor: demanda por energia bate recorde histórico em Goiás; saiba como economizar

Demanda por energia supera os meses de isolamento social durante a pandemia. Uso de equipamentos como ar condicionado e ventilador se torna frequente durante ondas de calor.

Com a onda de calor atípica que prevalece no estado no mês de novembro, o consumo de energia bateu recorde histórico. Com as altas temperaturas, aparelhos como ventiladores e ar condicionados passam a ficarem ligados por mais tempo, o que traz um aumento significante no momento de pagar a fatura. Confira as dicas de como economizar durante a onda de calor.

Segundo a Equatorial, no último mês de outubro Goiás bateu recorde por instalação, registrando 225 kw/h. O número superou até mesmo o mês de outubro de 2020, durante a pandemia, quando o país vivia o isolamento social.

Segundo o executivo de faturamento da empresa, o crescimento em outubro representa um aumento de 18% em relação a outubro de 2022. A companhia energética ainda ressaltou que o aumento do consumo, causado pela condição climática adversa, provoca desarmes nos dijuntores de prédios, condomínios e residências.

Como economizar
O uso de equipamentos como ar condicionado e ventilador se torna frequente durante ondas de calor. Os refrigeradores consomem naturalmente mais energia, já que os compressores precisam ser acionados com mais frequência para manter a temperatura desejada. Por isso, é necessário atenção para que os consumidores não sejam surpreendidos no momento de pagar a conta de consumo de energia.

Especialistas alertam que para ter a economia desejada, os consumidores precisam adotar novos hábitos de consumo. Reduzir a temperatura do chuveiro, abrir a geladeira apenas quando necessário e evitar o uso de micro-ondas para o descongelamento de alimentos são medidas simples que podem trazer um impacto benéfico nas contas.

Instalações com fios antigos causam desperdício de energia e podem até provocar incêndios, o que requer também a atenção do consumidor. Confira abaixo as dicas listadas pela Equatorial para a economia durante o calor.

Ar condicionado
Ao adquirir novos equipamentos, escolha os modelos mais econômicos, com selo Procel de eficiência energética com classificação A, a mais econômica.
Evite entrada de sol no ambiente refrigerado e instale a unidade externa do aparelho (condensadora) em local com boa circulação de ar.
Ajuste a temperatura para 23°C ou mais. As temperaturas mais baixas podem não ser alcançadas e fazer o aparelho trabalhar o tempo todo em potência máxima.
Mantenha os filtros de ar limpos, bem como as grades de troca de calor da unidade externa (condensadora).
Compre o equipamento com potência adequada ao tamanho do ambiente onde pretende instalá-lo.
Um aparelho do tipo split, com potência entre 10.000 e 15.000 BTU’s, usado 8 horas por dia, consome em média 194 kWh no mês, que pode corresponder a mais de R$ 160,00 na conta de energia. Em períodos de condições extremas, como agora, o impacto na conta de energia pode ser bem maior.

Geladeiras, freezers, adegas e cervejeiras
Faça revisões periódicas, com profissionais capacitados, das borrachas de isolamento das portas e sensores de temperatura, para evitar consumo excessivo.
Organize os alimentos para que você possa encontrar o que você precisa rapidamente.
Evite abrir os equipamentos com frequência, pois o ar quente exige mais energia para resfriar e atingir novamente a temperatura ajustada.
Não utilize a parte de trás para secar objetos.
Degele e limpe a geladeira com frequência.
Não forre as prateleiras, isso dificulta a circulação interna do ar.
Instale o aparelho em um local bem ventilado, longe do fogão, aquecedor e áreas expostas ao sol.
Limpe a grade traseira da geladeira periodicamente. A gordura e sujeira que acumula nessa grade dificulta a troca de temperatura e provoca maior gasto de energia. Faça a limpeza com o equipamento desligado da energia e seguindo as orientações do fabricante.
Chuveiro elétrico
Feche a torneira para se ensaboar.
Tome banhos rápidos e, se possível, com a chave de temperatura na posição “verão”, o que pode reduzir o consumo em até 30%.
Compre sempre chuveiros de menor potência, preferencialmente até 4.000 Watts, que consomem menos.
Limpe com frequência os orifícios de saída de água. Se não estiverem limpos, haverá menos água e o chuveiro terá que ficar mais tempo ligado.

Fonte: g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *