ClimaGoiás

Outubro teve maior consumo médio de energia residencial da história de Goiás, diz Equatorial

Goiás teve recorde no consumo de energia médio residencial, segundo a Equatorial Goiás. Em outubro, o resultado foi 225 kWh por instalação, o maior da história no Estado. O índice que liderava anteriormente ocorreu em outubro de 2020, durante a pandemia da Covid-19, quando a mediana chegou a 200 kWh por instalação.

“Vale lembrar que, em outubro de 2020, vivíamos uma pandemia. Os clientes estavam passando por grandes mudanças nos hábitos de consumo, ficando mais tempo dentro de suas casas. Além disso, havia forte redução em outras classes de consumo, como poder público, já que boa parte das atividades passou a ser realizada remotamente”, lembra o executivo de Faturamento da Equatorial Goiás, Marcos Aurélio Silva.

Agora, segundo a empresa, a justificativa é a onda de altas temperaturas, o que não deve melhorar. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) apontam por mais calor a partir do final de semana em Goiás. Aumento no uso de itens como ar-condicionado, ventilador, freezers e outros são exemplos.

Outubro quente em Goiânia

Na capital, o último mês teve média de temperatura máxima de 35,8ºC. Segundo informações do gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, André Amorim, é o terceiro outubro mais quente desde 2013. O mais quente dos últimos dez anos foi em 2015, com média máxima de 37,1ºc. Em segundo lugar, 2017, com 36,1ºC.

Em 2013, início do levantamento, foi a temperatura média máxima mais amena: 32,4ºC. De lá para cá: 2014 (34,9º); 2016 (33,3º); 2018 (33ºC); 2019 (35,1º); 2020 (34,7ºC); 2021 (33,3ºC) e 2022 (33,6º). Na capital, o último dia 29 foi o mais quente do mês. A temperatura chegou a 38,6ºC no centro.

Em relação a climatologia, o registro foi de 33,2ºC em Goiânia. Trata-se da média das temperaturas máximas dos últimos 30 anos, conforme explica André Amorim.

Próximas previsões em Goiás

De acordo com o Cimehgo, a temperatura pode subir para 40°C já a partir desta quinta-feira (9) no Estado. Embora a previsão estime temperaturas elevadas, quase 100 cidades goianas também podem ter registro de tempestade. O Centro informou que alguns municípios sofrerão com altos níveis de chuvas, rajadas de vento e raios.

“Tivemos tempestades com rajadas de vento de mais de 70 km/h na região do Vale do Araguaia, nos municípios de Nova Crixás, São Luís dos Montes Belos e em São Simão”, disse André Amorim, gerente do órgão.

Calor

André explicou, ainda, que o aumento de temperatura se deve ao aquecimento do ar e da superfície. Segundo ele, as regiões mais afetadas serão o Norte e o Oeste de Goiás. Em Goiânia, a temperatura ficará em torno de 38°C.

A temperatura dos municípios de Porangatu, Anápolis e Goiânia devem alternar entre 38°C e 39°. Já em outras regiões pode chegar a 41°C. Conforme o órgão, há potencial de formação de onda de calor na parte centro-sul do estado goiano nesse período.

O calor resulta da formação de um bloqueio atmosférico que vai dificultar a formação de nuvens de chuva e, por isso, as temperaturas vão ficar elevadas e a umidade relativa do ar deve cair.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *