Clima

Previsão do tempo: Alerta para temporais espalhados pelo país, com possibilidade de ventos de até 70 km/h e risco de deslizamentos

Diversas regiões devem registrar chuva forte nesta segunda-feira (27). Castigado pelas chuvas nas últimas semanas, região Sul continua com chuvas.

A previsão para esta segunda-feira (27) traz de alerta para temporais espalhados por todo o país, principalmente em partes do Sul, que tem sido castigado com altos volumes de chuva nas últimas semanas.

As máximas previstas para esta segunda são de 26°C em São Paulo e 30°C no Rio de Janeiro com tempo firme em ambas as capitais. Teresina tem a maior máxima, com 37°C em Teresina. Em Cuiabá os termômetros devem chegar a 35°C em Cuiabá, e apenas 20°C em Curitiba.

Os temporais podem atingir as seguintes regiões do país, que podem registrar desde alagamentos até o risco de granizo, raios, ventos de até 70 km/h, segundo o Cemaden:

Atenção: A faixa costeira do Noroeste, entre Maceió e Natal, deve registrar chuvas grossas e volumosas, com possíveis alagamentos.
Alerta: A região entre o noroeste de SP, Sul de MG e triângulo mineiro até parte de Goiás devem registrar temporais com alerta para chuva forte, granizo, raios e ventos de até 70 km/h.
Alerta: No Sul, os temporais devem atingir mais intensamente o oeste de Santa Catarina e do Paraná, com chuvas que podem chegar a 40mm. Também há risco de raios, ventos de até 70 km/h e granizo. A exceção é Porto Alegre, no RS, que terá tempo firme com máxima de 30°C.
O responsável pelas chuvas no Sul, insistentes nas últimas semanas, é uma alta pressão em alto mar, que manda muita umidade para a região. Aliado à área de alta pressão está uma faixa de umidade vinda do Norte e um cavado a 5 mil pés de altitude perto da faixa oeste de SC e PR, que trazem nuvens carregadas para a região, o que favorece tempestades que podem chegar até Goiás.

Fonte: Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *