Mundo

Reino Unido vai cobrar passagem de R$ 1,8 mil para retirar britânicos de Israel

Segundo o governo britânico, o valor reflete apenas os custos de operação do voo. Brasil não cobra por operações de resgate em áreas vulneráveis.

O Reino Unido usará voos comerciais para realizar a retirada de cidadãos britânicos que fogem do conflito no Oriente Médio, entre Israel e o grupo terrorista Hamas. A passagem em um dos voos de resgate custará 300 libras, o que equivale a cerca de R$ 1,85 mil.

A informação foi dada pelo Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido nesta quinta-feira (12).

“Cidadãos britânicos vulneráveis serão priorizados. (…) Entraremos em contato diretamente com aqueles que são elegíveis para os voos e os cidadãos britânicos não deverão dirigir-se ao aeroporto a menos que sejam chamados”, disse o órgão, em nota.

Segundo o governo britânico, o valor reflete apenas os custos de operação do voo. Utilizar voos comerciais para operações como esta é um procedimento padrão das autoridades do país.

Operação brasileira
O Brasil não costuma cobrar por operações de resgate em áreas vulneráveis. Até esta quinta-feira (12), dois grupos de brasileiros já foram repatriados em voos da FAB. Um terceiro chegará ao Brasil na madrugada desta sexta-feira (13), com paradas em Recife (PE) e Guarulhos (SP).

Segundo o Planalto, 494 brasileiros já foram resgatados do Oriente Médio desde o início do conflito entre Israel e Hamas. A soma corresponde aos dois voos que já aterrissaram no Brasil e ao que está em deslocamento.

Na última quarta-feira (11), o Itamaraty informou que mais de 2,7 mil pessoas entraram em contato com as representações diplomáticas brasileiras em Israel e na Palestina. O número não significa, contudo, que todos solicitaram repatriação.

De acordo com a pasta, os candidatos à repatriação estão sendo “acomodados conforme critérios de prioridade”. “[A pasta] reitera a orientação no sentido de todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion”, diz o Itamaraty em nota.

Segundo o Planalto, a operação para resgatar brasileiros no conflito entre Israel e Hamas havia sido tema de reunião virtual liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta quinta-feira (12), com a participação do ministro da Defesa, José Múcio.

O governo e do Itamaraty calculam que a atual operação de repatriação de brasileiros já é considerada a maior feita pelo Brasil em situações de conflito. A expectativa é de transportar cerca de 2 mil brasileiros que pretendem retornar de Israel e da Palestina.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *