Distrito Federal

Robson Cândido: investigação de grampo ilegal foi motivada por denúncias anônimas

A denúncia de uso clandestino do Vigia, sistema de monitoramento de suspeitos de crimes, usado pela Polícia Civil do DF, chegou ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) por meio de e-mails apócrifos. Assim que o escândalo envolvendo o ex-delegado-geral da Polícia Civil Robson Cândido veio à tona, no afastamento dele da direção-geral em decorrência do boletim de ocorrência registrado por uma ex-namorada do ex-diretor e da mulher dele, as mensagens chegaram aos canais de denúncia do MPDFT.

E-mails podem ter partido de policiais

Os textos sugerem que foram delegadas, agentes e também policiais do sexo masculino, que não aceitaram a situação de uso da estrutura da Polícia Civil do DF num caso de relacionamento pessoal e de violência psicológica contra uma mulher. Os promotores de Justiça iniciaram a investigação e a própria Dipo (Divisão de Inteligência Policial) da PCDF confirmou que o número de telefone da ex-namorada de Robson Cândido havia sido incluído no sistema, em inquérito que apurava a atuação de dois traficantes. Não houve acobertamento. A 2ª Vara de Entorpecentes deu autorização ao delegado Thiago Peralva, então chefe da 19ª DP, de Ceilândia, para que monitorasse possíveis interlocutores dos traficantes. Foi um voto de confiança para facilitar a investigação criminal. Mas ao responder questões da investigações a Justiça apontou que a moça monitorada não tinha nenhuma relação com o inquérito por tráfico de drogas.

GPS

Nos e-mails anônimos, há relatos também de que a ex-namorada de Robson Cândido era monitorada por meio de um GPS instalado no carro dela, para acompanhar a rotina da jovem de 25 anos. O equipamento, no entanto, não foi localizado.

Espionagem

Segundo os investigadores, a crise na Polícia Civil pode ser o início de um escândalo maior, uma repetição da espionagem que teria sido praticada por agentes da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) e que vieram à tona, em 20 de outubro, durante a deflagração da Operação Última Milha, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que levou à prisão de dois agentes da ABIN. Segundo especialistas, o sistema Vigia tem a mesma finalidade do sistema First Mile, que foi utilizado no caso da ABIN. A proprietária dos dois softwares é a empresa israelense Cognyte, antiga Suntech. O FirstMile é um sistema que permite monitorar a localização dos alvos a partir do GPS dos celulares. O recurso não grampeia o conteúdo de conversas ou mensagens, mas mostra o histórico de uso dos aparelhos e a localização da pessoa. Quando a operada Vigia foi deflagrada, no último sábado, a Divisão de Comunicação da Polícia Civil informou que a corporação não tem contrato com a Cognyte.

Maior IVA do mundo
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, aprovou ontem o texto-base da PEC 45/2019, a Reforma Tributária. O texto segue para análise no plenário, onde há previsão na pauta para hoje. Na visão do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), o projeto não deverá ser aprovado. “Para a aprovação de amanhã (hoje) em plenário, são necessários 49 votos. Não sei se o governo tem este número”, explicou ele, que tem feito apelo aos colegas para “votarem com base nos cálculos e possíveis prejuízos aos contribuintes”. E acrescenta: “Da forma que está, será o maior IVA do mundo. E o Brasil tem essa pretensão nessas questões que não são boas, de ser o primeiro lugar”.

————————-

Teasers e bafômetros
O diretor do Detran, Takane Nascimento, divulgou um balanço dos primeiros 120 dias de seu trabalho, destacando conquistas. Ele conseguiu agilizar a emissão de mais de 30 mil carteiras de motorista, eliminando a fila de espera para esse serviço. Além disso, a Ouvidoria teve um alto índice de resolução de demandas, e o Programa Detran nas Escolas foi expandido para fornecer educação de trânsito aos alunos da rede pública. No evento, Takane anunciou melhorias para os servidores, incluindo a aquisição de equipamentos como 100 tasers, 300 algemas, 40 boroscópios (aparelhos com câmera e sonda para uso nas inspeções veiculares) e 40 bafômetros, que ajudarão os agentes em suas atividades. Além disso, houve a equiparação do auxílio-alimentação, gratificações, estabelecimento da tão esperada escala de trabalho 12×60 e autorização para reforma das unidades do Detran.

————————-

Pets em família
Pela primeira vez, a Pdad (Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios), iniciada ontem pelo Instituto de Pesquisas
(IPEDF), vai levantar informações sobre a relação dos cidadãos com seus pets. O levantamento que é feito a cada dois anos traz essa novidade. Sinal de que os animais de estimação cada vez mais integram as famílias.

————————-

Só Papos
“O Enem voltou a ter crescimento no número de inscritos e as mulheres são a maioria. As escolas estão preparadas para receber nossos jovens para a prova. Tudo isso faz parte do trabalho do governo federal de valorização da educação”

Presidente Lula

—–

“Além de tentar mais uma vez vilanizar o agro, o governo Lula 3, em seu primeiro Enem, dá uma aula sobre como formular mal uma pergunta, sem rigor conceitual ou factual. Conteúdo claudicante, além de ideologizado. Lamentável. Um desserviço à educação”

Senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura

Fonte: Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *