Saúde

Após três anos da 1ª vacinada contra Covid, Goiás tem 77,32% da população imunizada

Três anos após a 1ª pessoa vacinada contra Covid-19 em Goiás, o estado alcançou a marca de 77,32% da população imunizada com o esquema vacinal completo (primeira e segunda doses ou dose única). A 1ª vacina contra o coronavírus aplicada no território goiano aconteceu no dia 18 de janeiro de 2021. Maria Conceição da Silva, de 76 anos, recebeu o imunizante das mãos do governador Ronaldo Caiado, em Anápolis.

De acordo com dados atuais da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), 85,4% da população de Goiás foi vacinada com a 1ª dose. Além disso, foram aplicadas 3.635.672 do primeiro reforço; 1.107.224 vacinas com o 2º reforço e 208.123 doses adicionais.

Após três anos do início da vacinação em Goiás, a 1ª vacinada comemora o marco. “Estava ansiosa porque esperei muito por aquele momento e hoje posso dizer com certeza de que essa vacina salva vidas”, disse Maria Conceição, que recebeu o imunizante em Anápolis. À época, ela era uma das idosas que morava no Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira da Silva. 

Nesta quinta-feira (18), os moradores do local receberam o reforço do imunizante bivalente.

“Hoje eu me sinto muito bem e peço que todos que não vacinaram que procurem os postos e tomem a vacina, porque ela significa saúde. Não percam as suas vidas por falta de tomar a dose para não se arrependerem, porque depois pode ser tarde demais”, destaca dona Maria Conceição.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Anápolis, Mirlene Garcia, se emociona ao relembrar de todo o processo de vacinação.

“Essa data nos traz uma mistura de sentimentos, de relembrar tudo que vivenciamos durante o período da pandemia e antes do processo da chegada da vacina. Da dedicação das nossas equipes, dos nossos profissionais para que essa realidade pudesse acontecer. E aí reforçamos a importância d o processo de vacinação como medida de proteção e uma proteção eficaz para as nossas famílias e para a nossa comunidade.”

FONTE:MAIS GOIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *