Goiás

Confira dicas de aluno que conquistou o 1º lugar em vários vestibulares…

Você sabe o que é um vestibular seriado? É uma prova que costuma acontecer anualmente ao longo do Ensino Médio, com o intuito de ajudar quem busca ingressar em uma boa instituição de ensino superior, seja ela pública ou particular.

Na prática, o vestibular seriado funciona como uma prova dividida em partes, com menos tensão dos candidatos. 1º lugar em todos os vestibulares seriados do PR (PSS, PAC E PAS), Felipe Mandalozzo Tebcherani é ex-aluno do Colégio Positivo, da unidade de Ponta Grossa.

⁠O Colégio Positivo sempre promoveu ideais educacionais pertinentes que me ajudaram a seguir um caminho mais saudável em relação ao futuro”, enaltece o jovem. “Todos os vínculos que eu tive no colégio adicionaram valor à minha vida interpessoal, e eu sou muito grato por isso”.

Desafios na redação

Para Felipe, a maior dificuldade foi respeitar fielmente a estrutura do gênero da redação e a temática proposta. Apesar de parecer simples, o respeito a essas competências exige do candidato uma específica consistência na escrita, o que representou um grande desafio para o jovem.

“⁠Eu costumo fazer a prova de redação após ter finalizado completamente o resto da prova, até mesmo o gabarito, mas isso pode variar dependendo do candidato”, relembra ele. “O ideal é separar a prova de redação das questões objetivas, separando para ela um tempo preestabelecido, cuja duração deve ser determinada pelo candidato por meio da elaboração prévia de outras redações similares”.

Ao estudar, o jovem utilizou todos os recursos oferecidos pelo Curso Positivo, como livros e vídeos. A correção crítica fornecida pelos professores, contudo, foi o recurso mais útil.

“Minhas redações eram avaliadas sempre e os professores pontuavam aquilo que possivelmente aumentaria a nota”, conta Felipe. “Para a maioria das provas de redação, a boa nota é alcançada ao agregar conhecimentos prévios aos argumentos. Assim, eu sempre procuro ler sobre fatos recentes de relevância, conforme o conselho dos professores”.

Dicas para ir bem

Ao ser questionado sobre o motivo para ter sido tão bem-sucedido nos vestibulares seriados, Felipe disse que a simplicidade foi fator fundamental para o sucesso.

“⁠A melhor dica que eu recebi consistiu em me manter simples e preciso. Evidentemente, esse conselho foi acertado somente após muitas tentativas e erros. No fim, contudo, consegui seguir as propostas com uma melhor fluidez”, destaca o jovem.

Confira, abaixo, algumas dicas do Colégio Positivo para quem deseja ir tão bem quanto o Felipe no vestibular:

  1. Planejamento e organização: defina seus objetivos e determine qual curso e instituição você deseja ingressar; pesquise sobre a prova, formato, conteúdo cobrado, peso das disciplinas e critérios de avaliação; crie um cronograma de estudos e distribua seu tempo de forma estratégica, priorizando as disciplinas com maior dificuldade e peso no vestibular.
  2. Estratégias de estudo: varie seus métodos de estudo com leitura, resumos, mapas mentais, exercícios, vídeo aulas e grupos de estudo para otimizar seu aprendizado; vá além da memorização, buscando entender os conceitos e suas aplicações; pratique com questões de vestibulares anteriores para se familiarizar com o formato da prova e aprimorar seu ritmo de resolução; e faça simulados periodicamente para avaliar seu desempenho, identificar pontos fracos e fortalecer suas habilidades.
  3. Foco e disciplina: crie um ambiente de estudo adequado: Local silencioso, organizado e livre de distrações; estabeleça metas alcançáveis e comemore cada conquista; evite procrastinação e utilize técnicas de gerenciamento de tempo para se manter produtivo; e, é claro, reserve tempo para lazer e atividades que te tragam prazer e bem-estar.
  4. Recursos e ferramentas: utilize livros didáticos atualizados e de boa qualidade como base para seus estudos; busque bibliotecas e centros de estudo para ter acesso a um ambiente propício para o aprendizado e a uma variedade de materiais; busque ajuda de seus professores e monitores para tirar dúvidas e esclarecer dificuldades.
  5. Dicas extras: mantenha-se informado sobre as novidades e estratégias para o vestibular; busque insights e dicas com estudantes que já passaram pelo processo; acredite em seu potencial e mantenha uma atitude positiva durante sua jornada de estudos!

Fonte:G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *