BrasilClima

ZCAS e ZCIT provocam mais chuva no Brasil

A Zona de Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS (lê-se zacas) ainda está ativa sobre o Brasil e espalha nuvens carregadas sobre parte das Regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.  A persistência do acúmulo de umidade tem provocado muita chuva.

A circulação de ventos ciclônica (sentido horário) sobre o Sul do Brasil e a entrada de umidade marítima também formam áreas de instabilidade que provocam chuva no litoral de São Paulo e no Sul do Brasil.  

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva na costa norte do Brasil, do Amapá ao Rio Grande do Norte.

Previsão do tempo para o Brasil para 27/01/2024 -sábado

Região Sul

A circulação de ventos ciclônica (sentido horário) sobre o Sul do Brasil e a entrada de umidade marítima também formam áreas de instabilidade que provocam chuva no Sul do Brasil. 

O sol predomina e não chove no centro-sul e sudoeste do Rio Grande do Sul. 

As demais áreas do Rio Grande do Sul, o interior de Santa Catarina e do Paraná têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes em vários locais. 

Períodos com sol já ocorrem também no litoral do Paraná, de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, mas ainda tem previsão de pancadas a qualquer hora. Alerta para chuva forte no litoral norte catarinense e litoral do Paraná.


Região Sudeste

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul ainda mantém condições para chuva volumosa sobre a parte norte e leste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo. A circulação de ventos ciclônica (sentido horário) em torno de 5 km de altitude, a entrada de umidade marítima e uma baixa pressão atmosférica na costa do Espírito Santo e do Rio De Janeiro formam nuvens de chuva sobre quase todo o Sudeste.

Apenas o Triângulo Mineiro e o extremo noroeste de São Paulo tem dia de sol e sem chuva. 

As demais áreas no interior de São Paulo, região da serra da Canastra, Sul de Minas têm sol o dia todo, sempre junto de nuvens e algumas pancadas de chuva à tarde ou à noite. A Grande São Paulo tem sol e muitas nuvens, com chance de chuva a partir da tarde.

A chuva diminui no litoral paulista e já não é tão persistente como nos últimos dias e o sol já aparece, mas ainda pode chover a qualquer hora e a chuva pode ser moderada a forte no litoral sul de São Paulo.

No Noroeste de Minas e no Vale do Rio do Jequitinhonha o dia é nublado e com chuva frequente. Há risco de chuva forte que pode causar transtorno. 

No centro, leste e oeste de Minas, no Rio de Janeiro e no Espírito santo, o sol aparece entre muitas nuvens, chove a qualquer hora e há risco de chuva forte, incluindo as capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.

Região Centro-Oeste

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul ainda atuam sobre parte de Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal causando chuva volumosa.

Dia com sol forte e sem chuva no centro, sul e oeste Mato Grosso (inclui Cuiabá), extremo sul de Goiás, norte e oeste de Mato Grosso do Sul. 

Alerta para chuva forte e volumosa na faixa norte de Mato Grosso, no norte de Goiás e no Distrito Federal.

O restante do Centro-Oeste tem um dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

Região Nordeste

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul atuam sobre parte da Região e provocam chuva forte em vários estados. As nuvens carregadas das Zona de Convergência Intertropical se espalham pela costa norte do Nordeste.

Há condições para chuva no litoral e no interior de todos os estados da Região Nordeste, mas a maior parte da Região tem períodos com sol.

O dia é nublado e com alerta para muita chuva, que pode causar transtornos para as populações, no sul do Piauí, sul do Maranhão, e na maior parte da Bahia, incluindo a região do Recôncavo Baiano.

O nordeste da Bahia, o centro-sul do Maranhão e do Piauí, o sertão de Pernambuco, sertão de Alagoas e Sergipe, o litoral do Ceará, do Rio Grande do Norte e da Paraíba também têm várias pancadas de chuva que pode ser moderadas a  fortes, mas com alguns períodos de sol

Sol e chuva isolada no restante o Nordeste.


Região Norte

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul e da Zona de Convergência Intertropical espalham nuvens carregadas que provocam muita chuva no Norte do Brasil. Nuvens carregadas também crescem por causa do ar quente e úmido.

O sol e o tempo seco predominam apenas em Roraima e nas áreas  do Amazonas próximas da fronteira com a Venezuela

Dia nublado e com muita chuva sobre quase todo o Tocantins, incluindo Palmas. 

No oeste e norte do Tocantins, no centro, sul, leste e oeste do Pará, no centro, sul e leste do Amazonas, Rondônia, no centro e leste do Acre e no litoral do Amapá e do Para, a chuva é frequente e pode ser forte, mas o sol aparece um pouco. 

Nas demais áreas da Região Norte tem previsão de pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.


Alertas meteorológicos para 27/01/2024 -sábado

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Salvador, Aracaju, Teresina, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Belém, Macapá

Aviso especial: perigo de temporais e chuva volumosa, com raios e rajadas de vento acima de 91 km/h no Vale do Jequitinhonha (MG) e extremo noroeste de Minas, no Tocantins (exceto norte do estado), no oeste, Vale do São Francisco e centro-sul da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, extremo norte de Goiás, nordeste de Mato Grosso, centro, sul oeste e leste do Pará.


Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no litoral do Paraná e litoral norte de Santa Catarina, centro, oeste e leste de Minas, Espírito Santo (exceto Vitória e litoral sul capixaba),   norte de Goiás, Distrito Federal, extremo norte de Mato Grosso, norte do Tocantins, centro-sul do Maranhão, centro-sul do Piauí, Recôncavo Baiano e nordeste da Bahia, sertão do Pernambuco, centro, norte e litoral do Pará, centro, leste e sudeste do Amazonas, norte de Rondônia e centro-leste do Acre.

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h na serra e planalto gaúchos, em quase todo o estado de Santa Catarina (exceto litoral norte), no sul, centro e leste do Paraná, sul de São Paulo, Zona da Mata Mineira, Sul de Minas, Rio de Janeiro, litoral sul do Espírito Santo, região de Goiânia e centro de Goiás, centro-norte de Mato Grosso, centro e oeste do Acre, centro, norte e oeste do Amazonas, Amapá, norte do Maranhão e do Piauí,  sertão de Sergipe, litoral do Rio Grande do Norte

Atenção para o mar agitado no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

FONTE:CLIMATEMPO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *