Túnel em que 40 indianos estão presos há 4 dias passa debaixo do Himalaia e vai interligar templos hindus

Depois de alertas de risco de desabamento ignorados, um megaprojeto do governo da Índia para conectar templos hindus através de um túnel dentro do Himalaia e criar uma rota de peregrinação terminou em tragédia.

No domingo (12), parte do túnel desabou durante as obras, e 40 trabalhadores ficaram soterrados. Eles estão sendo mantidos vivos por uma espécie de bomba de oxigênio que equipes de resgate conseguiram enviar por debaixo dos escombros.

O acidente aconteceu estado de Uttarakhand, que fica no norte da Índia e é atravessado pela cadeia de montanhas do Himalaia.

Veja como é o túnel para construção de rodovia sob o Himalaia — Foto: Arte g1

Veja como é o túnel para construção de rodovia sob o Himalaia — Foto: Arte g1

Megaprojeto

O túnel é apenas um trecho de cerca de 5 quilômetros de uma polêmica rodovia que o governo está construindo para criar uma rota da peregrinação hindu na região.

  • A rodovia, chamada de Char Dham, é um dos projetos mais ambiciosos do governo do primeiro-ministro do país, Narendra Modi.
  • O objetivo é conectar quatro locais de peregrinação através de 889 km de estrada.
  • As obras no trecho do túnel começaram em 2018 e deveriam ser concluídas até julho de 2022, mas foram adiadas para maio de 2024, segundo um comunicado do governo.
  • Um dos motivos que chamou a atenção no país foi o custo da obra, de US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 7,3 bilhões).
  • No início das obras, o projeto foi alvo de críticas de especialistas ambientais, e algumas obras chegaram a ser interrompidas depois que centenas de casas no caminho da rodovia foram danificadas.
  • Depois, um relatório do Supremo Tribunal da Índia de 2020 concluiu que o impacto do projeto não foi devidamente avaliado antes do início da construção.
  • A Justiça acabou aprovando a rodovia em 2021, mas advertiu que o governo deveria atender a questões levantadas por uma comissão independente nomeada pelo Supremo. Em 2022, no entanto, o diretor dessa comissão alegou que o governo não estava implementando suas recomendações.

Além de a região ser propensa a deslizamentos de terra, terremotos e inundações, dias antes do incidente, geólogos locais registraram “eventos de afundamento de terra que atribuíram à construção de forma muito veloz nas montanhas do Himalaia.

O resgate

Enquanto o país cobra do primeiro-ministro explicações sobre as irregularidades, autoridades correm contra o tempo para achar uma solução e resgatar os trabalhadores presos – após uma primeira fase de escavação, as equipes de resgate descobriram que há muito mais destroços do que imaginavam no caminho.

“Este é um trabalho muito desafiador porque à medida que removemos os escombros, mais detritos caem do teto”, disse o diretor da Força Nacional de Resposta a Desastres da Índia, Mohsen Shahidi.

O coordenador da gestão de desastres de Uttarakhand, Devendra Singh Patwal, disse que as equipes de resgate construíram uma plataforma para inserir um tubo por onde tentarão retirar os trabalhadores.

Patwal afirmou ainda que os trabalhos de perfuração para inserir esse tubo dentro da montanha já começaram, porém são feitos com cautela para evitar novos desabamentos. O coordenador disse também não saber em quanto tempo sua equipe conseguirá retirar os trabalhadores.

Membro de equipe de resgate de 40 trabalhadores que ficaram presos em túnel após desabamento parcial no norte da Índia transporta parte de furadeira, em 12 de outubro de 2023. — Foto: Forças de Resposta a Desastres de Uttarakhand via Reuters

Membro de equipe de resgate de 40 trabalhadores que ficaram presos em túnel após desabamento parcial no norte da Índia transporta parte de furadeira, em 12 de outubro de 2023. — Foto: Forças de Resposta a Desastres de Uttarakhand via Reuters

Fonte: G1

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