Uma pesquisa conduzida pela Reuters/Ipsos e divulgada nessa terça-feira, 13, revela que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conta com 37% das intenções de voto, enquanto Joe Biden, que planeja concorrer à reeleição em 2024, detém 34%. Embora Trump esteja numericamente à frente do atual presidente norte-americano, ambos os candidatos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,9 pontos percentuais.
O levantamento ouviu 1.237 adultos norte-americanos ao longo de 4 dias em todo o país, por meio da internet, até a segunda-feira, 12. Esse resultado indica uma competição acirrada para a eleição, agendada para 5 de novembro deste ano. Outros 10% dos entrevistados afirmaram que votariam em outros candidatos, enquanto 12% declararam que não votarão. Vale ressaltar que o voto não é obrigatório nos Estados Unidos. Além disso, 8% dos entrevistados optaram por não responder. A soma ultrapassa 100% devido a arredondamentos.
De acordo com a Reuters, um dos desafios potenciais que Trump pode enfrentar na eleição são os processos criminais em andamento contra ele. Cerca de um em cada quatro republicanos entrevistados e aproximadamente metade dos que se identificaram como independentes afirmaram que não votariam no ex-presidente caso ele fosse condenado por um crime grave. É importante destacar que a candidatura do ex-presidente ainda não foi oficializada pelo Partido Republicano.
Trump ainda está competindo nas prévias eleitorais com Nikki Haley. Ela atuou como embaixadora dos EUA na ONU (Organização das Nações Unidas) durante o governo Trump, de 2017 a 2018, e foi governadora do Estado da Carolina do Sul de 2011 a 2017. Da mesma forma, Joe Biden também não foi formalmente indicado como candidato pelo Partido Democrata, embora seja provável que ele concorra à reeleição.
Fonte:jornalopcao