Central de Atendimento à Mulher registra aumento de denúncias em Goiás

Serviço funciona 24 horas por dia

CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER REGISTRA AUMENTO NO NÚMERO DE DENÚNCIAS EM GOIÁS (FOTO: REPRODUÇÃO)

A Redação 

Goiânia
 – Em Goiás, neste ano, a ‘Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180’ já registrou 2.795 denúncias, um aumento de 52,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O Ligue 180, dispositivo central na estratégia de enfrentamento da violência contra a mulher no país, já recebeu, até o mês de julho, 84,3 mil denúncias, volume que equivale a um aumento de 33,5% em relação ao mesmo período em 2023. 

Entre as denúncias realizadas, 1.711 foram apresentadas pela própria vítima, enquanto em 1.081 o denunciante foi uma terceira pessoa. A casa da vítima ainda é o cenário onde mais situações de violência são registradas. Em Goiás, 1.246 denúncias tinham este contexto.

O maior número de denúncias está relacionado à violência contra mulheres entre 30 e 34 anos (406). São as mulheres negras as vítimas mais frequentes nas denúncias (1.718 são pretas ou pardas) e são os seus esposos e companheiros (ou ex-companheiros) aqueles que mais cometem atos violentos (1.254).

Nesta primeira quinzena de agosto, o Ministério das Mulheres lançou a campanha “Feminicídio Zero — Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, com o propósito de perceber as situações de violência contra a mulher, bem como de enfrentá-las e interrompê-las, para que não existam atos extremos de violência baseada em gênero, como o feminicídio.

A campanha marca o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha, no mês dedicado à conscientização para o fim da violência contra a mulher, o “Agosto Lilás”. Na noite do dia 7 de agosto (quarta-feira), uma projeção no Congresso Nacional trouxe frases da campanha e divulgou o Ligue 180 — Central de Atendimento à Mulher como principal canal para buscar ajuda, informações e também para registrar denúncias.

“O 180 tem a característica de ser muito mais preventivo e colaborativo. Gostamos de dizer que se você precisa de informações, Ligue 180. Se você está em uma situação de emergência, ligue 190”, pontuou a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. “Muitas vezes tem um vizinho, uma amiga, que não sabe o que fazer quando vivencia uma situação de violência contra a mulher. O Ligue 180 é essa referência”, completou a ministra.

O Governo Federal ainda anunciou neste mês mais uma etapa da reestruturação do Ligue 180, que agora passa a atuar de forma totalmente independente à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. De acordo com o Ministério das Mulheres, a mudança retoma o Ligue 180 como um serviço de utilidade pública essencial ao enfrentamento à violência contra mulheres. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

  • É possível fazer a ligação de qualquer lugar do Brasil ou acionar o canal via chat no Whatsapp (61) 9610-0180
  • Em casos de emergência, deve ser acionada a Polícia Militar, por meio do telefone 190
  • Ligue 180

FONTE: JORNAL A REDAÇÃO

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