Dos eleitos com integralidade dos votos, oito são do UB, partido do governador Ronaldo Caiado e do candidato apoiado por ele em Goiânia, Sandro Mabel
Água Limpa foi um dos municípios que tiveram candidato único. Zé Carlos, do UB, foi eleito com 100% dos votos | Foto: Facebook
Um total de 20 dos 246 municípios de Goiás contaram com candidato único à prefeitura no pleito do último dia 6 de outubro, elegendo seus prefeitos, consequentemente, com 100% dos votos. Dos 20 eleitos, 18 são de partidos da base do governador Ronaldo Caiado, sendo a maior parte do União Brasil. Outros dois são do PL. São as duas legendas, inclusive, que levaram candidatos ao segundo turno das eleições municipais na capital goiana.
Conforme levantamento feito pelo Jornal Opção, tiveram candidato único nas urnas os municípios Abadia de Goiás, Água Limpa, Bom Jesus de Goiás, Caldazinha, Damolândia, Estrela do Norte, Fazenda Nova, Guarani de Goiás, Hidrolândia, Hidrolina, Israelândia, Ivolândia, Jesúpolis, Matrinchã, Mossâmedes, Nova Aurora, Nova Iguaçu de Goiás, Palmelo, Perolândia e Portelândia.
Os municípios de Caldazinha e Mossâmedes chegaram a ter dois candidatos no pleito. No entanto, um deles foi considerado inapto pela Justiça Eleitoral. Em Caldazinha, o candidato Edimon Borges, do PDT, teve a candidatura indeferida por “ausência de condições de elegibilidade”. Já em Mossâmedes, Ullisses Adorno, do PL, foi barrado pelo Tribunal de Justiça Eleitoral de Goiás (TRE-GO), foi barrado por indeferimento do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) do partido.
Dos eleitos com integralidade dos votos, oito são do UB, partido do governador Ronaldo Caiado e do candidato apoiado por ele em Goiânia, Sandro Mabel; cinco são do MDB, sigla do vice-governador Daniel Vilela; três são do PP (partido que, apesar de ter ficado de fora da coligação caiadista, declarou apoio a Mabel após uma batalha judicial com a direção municipal em Goiânia e Vanderlan Cardoso – hoje, também, apoiador de Mabel); e dois do Podemos.
Apenas dois dos eleitos com 100%, nos municípios de Bom Jesus de Goiás e Portelândia, são do PL – partido adversário de Caiado em Goiânia.
Veja a lista completa:
Abadia de Goiás – Wander Saraiva (PP)
Água Limpa – Zé Carlos (UB)
Bom Jesus de Goiás – Daniel Júnior (PL)
Caldazinha – Solange Gouveia (UB)
Damolândia – Rogerim (UB)
Estrela do Norte – Edmar da Cacilda (MDB)
Fazenda Nova – Marcus (UB)
Guarani de Goiás – Janezio (MDB)
Hidrolândia – Zé Délio Jr. (UB)
Hidrolina – Elizão (MDB)
Israelândia – Adelicia Moura (Pode)
Ivolândia – Dr. Júnior (UB)
Jesúpolis – Adriano Peixoto (PP)
Matrinchã – Ivânia (UB)
Mossâmedes – Marta Caetano (MDB)
Nova Aurora – João Pimenta (MDB)
Nova Iguaçu de Goiás – Zé do André (PP)
Palmelo – Renato Damasio (Pode)
Perolândia – Grete Elisa (UB)
Portelândia – Marly Rezende (PL)
FONTE: JORNAL OPÇÃO