Home / All / Açougueiro condenado pela morte de Valério Luiz cumpre pena em Goiás após extradição

Açougueiro condenado pela morte de Valério Luiz cumpre pena em Goiás após extradição

Ele foi localizado em Portugal no início deste ano e transferido para Goiás após decisão da Justiça brasileira; recurso tenta novo julgamento

Açougueiro extraditado começa a cumprir pena por assassinato do jornalista Valério Luiz (Foto: reprodução e redes sociais)

O açougueiro Marcus Vinícius Pereira Xavier, condenado a 14 anos de prisão por envolvimento na morte do radialista esportivo Valério Luiz, retornou a Goiás após ser extraditado de Portugal. Ele chegou a Goiânia na última sexta-feira (3/7) e foi levado para a Casa de Prisão Provisória (CPP), em Aparecida de Goiânia, onde começou a cumprir a pena.

Marcus estava preso desde janeiro deste ano em Caldas da Rainha, cidade portuguesa onde morava e trabalhava na construção civil. A prisão ocorreu depois que a Justiça brasileira expediu um mandado internacional contra ele. No sábado (4/7), um dia após a chegada ao Brasil, Marcus participou de uma audiência de custódia. O procedimento analisou a regularidade da prisão após a extradição e terminou com a manutenção da detenção.

Os documentos da audiência registram que as autoridades portuguesas concluíram o processo de extradição em 2 de julho. Já no dia 3, o mandado de prisão emitido pela 4ª Vara Criminal dos Crimes Dolosos contra a Vida e Tribunal do Júri de Goiânia foi cumprido.

A defesa de Marcus informou que apresentou recurso especial ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar anular o julgamento do Tribunal do Júri. O advogado afirma que houve supostas irregularidades no processo. Se o pedido for aceito, o caso poderá voltar a julgamento.

Prisão em Portugal

A prisão de Marcus ocorreu no início deste ano, na cidade de Caldas da Rainha, em Portugal. Na ocasião, a Polícia Judiciária portuguesa informou que ele estava trabalhando na construção civil e permanecia legalmente no país.

O brasileiro foi localizado após a inclusão do nome dele em um alerta internacional solicitado pela Justiça brasileira. A medida deu início ao processo que terminou com a entrega do açougueiro às autoridades do Brasil.

O assassinato de Valério Luiz

Valério Luiz foi morto a tiros em 5 de julho de 2012, por volta das 14h, quando deixava a emissora onde trabalhava, no Setor Serrinha, em Goiânia.

Segundo o Ministério Público de Goiás (MP-GO), o crime teria sido motivado pelas críticas que o jornalista fazia à gestão do Atlético Clube Goianiense, então comandado pelo cartorário e ex-vice-presidente Maurício Sampaio.

Durante o julgamento, Marcus foi apontado como participante da preparação do crime. A Justiça considerou que ele ajudou na organização da ação ao disponibilizar uma motocicleta, capacete e camiseta utilizados no dia do homicídio. Ele também teria guardado a arma e um celular usado na comunicação entre os envolvidos.

Além do açougueiro, foram condenados o empresário Maurício Sampaio, indicado pelo MP-GO como mandante do crime, o policial militar reformado Ademá Figuerêdo Aguiar Filho e Urbano de Carvalho Malta.

Urbano é o único que segue em paradeiro desconhecido. Ele e Marcus receberam pena de 14 anos de prisão em regime fechado pela participação no assassinato.

FONTE : MAIS GOIAS

Sign Up For Daily Newsletter

Stay updated with our weekly newsletter. Subscribe now to never miss an update!

[mc4wp_form]