ESTRAGOS CAUSADOS PELAS CHUVAS – causas naturais, causas políticas, e tudo que está sendo realizado!

No dia 09/02 (sexta) o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais registrou que, em Formosa, por 1 hora, choveu uma quantidade de 64mm (índice pluviométrico). O volume considerado mais elevado na escala de algumas cidades é de 50mm (“chuva muito forte”). Em Formosa, choveu mais que a própria escala máxima adotada em alguns índices, durante um grande espaço de tempo, o que causou alagamentos e danos em diversas partes da cidade.

A chuva também causou estragos em várias cidades vizinhas, com alagamentos inclusive nem cidades da Capital Nacional, com água cobrindo carros e entrando em casas e prédios.

Diante de nossa situação, a Prefeitura de Formosa, por meio de suas secretarias e da Defesa Civil, está mobilizada em um trabalho intenso para amenizar os estragos e auxiliar as famílias atingidas. Equipes estão realizando trabalhos de limpeza e prevenção nas áreas afetadas, procurando garantir a segurança e o bem-estar de todos.

As Secretarias Municipais de Obras e de Infraestrutura trabalham ininterruptamente na limpeza e recuperação das vias afetadas, além de desobstrução de bueiros, retirada de entulhos e lama, e reparo emergencial de asfalto danificado.

Também estão sendo realizadas vistorias em áreas de risco para identificar possíveis problemas e prevenir novos transtornos, uma vez que as chuvas ainda devem continuar por alguns dias.

A Secretaria de Desenvolvimento Social está atuando para oferecer auxílio imediato às famílias que foram atingidas pelos alagamentos. Diversos equipamentos/Programas da Secretaria foram convocados para uma ação emergencial, mapeamento das famílias e situações, fornecendo assistência e encaminhando os recursos necessários para que possam enfrentar esse momento difícil com o máximo de dignidade e segurança possível.

A Secretaria Municipal de Transporte (SMT) também está desempenhando um papel fundamental nesse cenário, auxiliando na sinalização de ruas interditadas ou com problemas decorrentes das chuvas. O objetivo é garantir a fluidez do tráfego e a segurança dos motoristas e pedestres em todas as áreas afetadas.

A canalização do Córrego Josefa Gomes é uma das principais medidas para enfrentar essa situação, sendo uma das metas do prefeito Gustavo Marques. Estudos já foram realizados pela equipe técnica de Secretarias Municipais, além de laudos de especialistas, indicando a melhor forma de realizar essa obra que é sonho antigo dos formosenses.

Há anos o prefeito Gustavo Marques tem lutado para que essa canalização ocorra, mas infelizmente, por interesses políticos que que ignoram completamente a vontade do cidadão formosense e as necessidade de nossa cidade, a obra tem sido impedida de diversas formas.

Contando com a desinformação dos cidadãos, muitas pessoas que criticam a não-realização da obra são justamente aquelas que votaram contra ela, ou utilizam de associações com diversas entidades para que a obra não saia, através de embargos de diversos tipos.

Esse tipo de esclarecimento é fundamental, para que as pessoas saibam o que está acontecendo e se posicionem, pois não podemos deixar que a cidade continue sofrendo consequências como as que estamos enfrentando!

Contamos com a compreensão e colaboração de todos os cidadãos. O prefeito Gustavo Marques e todas as Secretarias estão comprometidos em fazer tudo que for possível para enfrentar essa situação e restabelecer a normalidade. Juntos, superaremos mais esse desafio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *