Home / All / Federação Internacional de Motociclismo aponta causas de falhas na pista e assegura correção para próximo GP do Brasil

Federação Internacional de Motociclismo aponta causas de falhas na pista e assegura correção para próximo GP do Brasil

(Foto: divulgação)

Entidade emitiu comunicado

A Redação

Goiânia – A Federação Internacional de Motociclismo divulgou um comunicado oficial nesta terça-feira (24/3), em nome da direção de prova da MotoGP, reconhecendo problemas no asfalto durante o Grande Prêmio do Brasil, realizado no Autódromo Internacional de Goiânia – Ayrton Senna. Segundo a entidade, as falhas serão corrigidas antes do retorno da categoria ao país na próxima temporada.

De acordo com a FIM, o circuito e a promotora da corrida realizaram investigações para identificar as causas dos problemas, que incluíram chuvas sem precedentes na fase final das obras. As condições climáticas afetaram diretamente o acabamento da pista e contribuíram para o surgimento de defeitos.

No sábado, um problema significativo foi identificado após o colapso de um antigo sistema de esgoto, não documentado, localizado sob o asfalto. A falha, que estava fora da linha ideal de corrida, foi rapidamente reparada pela equipe do circuito, permitindo a retomada das atividades ainda no mesmo dia.

Já no domingo, após a corrida da Moto2, houve degradação localizada do asfalto, atribuída às altas temperaturas e ao intenso uso da pista. Mesmo com a retirada de detritos antes da largada da prova principal, a direção de prova avaliou que ainda havia risco de deterioração durante a corrida.

Por questões de segurança, a organização decidiu reduzir a prova da MotoGP para 23 voltas, o equivalente a 75% da distância original. As equipes foram informadas da alteração diretamente no grid, pouco antes da largada.

A FIM destacou ainda que o processo de homologação dos circuitos começa com mais de um ano de antecedência e inclui inspeções detalhadas. No entanto, fatores locais, como o tipo de asfalto e as condições climáticas, podem influenciar o resultado final.

Por fim, a entidade ressaltou que os problemas registrados foram reconhecidos tanto pela promotora quanto pelo circuito e serão solucionados antes da próxima edição do evento. O GP do Brasil reuniu 148.384 espectadores em Goiânia, evidenciando o forte apelo da MotoGP no país e seu potencial de crescimento no cenário global.

Fonte: A Redação – https://aredacao.com.br/federacao-internacional-de-motociclismo-aponta-causas-de-falhas-na-pista-e-assegura-correcao-para-proximo-gp/

Sign Up For Daily Newsletter

Stay updated with our weekly newsletter. Subscribe now to never miss an update!

[mc4wp_form]