Home / All / Incêndio florestal na região Nordeste de Goiás já atingiu 10,4 mil hectares, diz Semad

Incêndio florestal na região Nordeste de Goiás já atingiu 10,4 mil hectares, diz Semad

(Foto: Semad)

Mais de 50 pessoas estão mobilizadas no combate às chamas

Adriana Marinelli

Goiânia – O incêndio florestal registrado desde o dia 10 de agosto na região Nordeste de Goiás, nas proximidades do Parque Estadual de Terra Ronca, já atingiu aproximadamente 10,4 mil hectares, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). As principais frentes de incêndio estão controladas, mas as equipes permanecem em monitoramento permanente para evitar a reignição das chamas.

Dos três focos que estavam inicialmente ativos, apenas um permanecia em combate na quinta-feira (13/8), conforme nota conjunta divulgada pela Secretaria e pelo CBMGO. O monitoramento continua de forma contínua para permitir o rápido reposicionamento das equipes diante de alterações nas condições de vento, umidade, temperatura e comportamento do fogo.

Ao todo, 58 pessoas estão mobilizadas na operação, sendo 45 combatentes. Do total, 27 são do Estado de Goiás, entre bombeiros militares e brigadistas da Semad; cinco são brigadistas do PrevFogo; e 13 integram o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O apoio logístico conta com 13 viaturas: cinco do CBMGO, três da Semad, uma do PrevFogo e quatro do ICMBio. Também participam da força-tarefa o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o ICMBio.

Investigação

Paralelamente ao combate às chamas, está em andamento a Operação Abafa Terra Ronca, que tem como objetivo identificar e responsabilizar pessoas que tenham causado os incêndios.

A Semad reforçou, em nota, que provocar incêndio em mata ou floresta constitui crime ambiental, sujeito a reclusão de dois a quatro anos e multa, além das responsabilidades administrativa e civil e da obrigação de reparar os danos causados. Está em vigor o Decreto Estadual nº 10.962, de 24 de julho de 2026, que proíbe o uso do fogo em vegetação.

Como medida preventiva, os órgãos orientam a população a evitar qualquer prática que possa gerar ignição, não realizar queimadas sem a devida autorização e comunicar imediatamente às autoridades a identificação de fumaça, focos de incêndio ou uso irregular do fogo.

Calor, seca e ventos fortes

Segundo a Semad, o cenário climático enfrentado por Goiás em 2026 é grave e exige atenção permanente. A influência de um El Niño muito forte, associada ao período de estiagem, intensifica as condições favoráveis à ocorrência e à rápida propagação de incêndios florestais.

Na quinta-feira (13/8), foram registradas temperaturas próximas aos 37°C, umidade relativa do ar inferior a 20% e ventos extremamente fortes. De acordo com a secretaria, essas condições, associadas à grande quantidade de vegetação seca, aumentam a velocidade e a imprevisibilidade da propagação das chamas, além de elevarem o risco de novos focos e de reignições.

Fonte: A Redação – https://aredacao.com.br/incendio-florestal-na-regiao-nordeste-de-goias-ja-atingiu-104-mil-hectares-diz-semad/

Sign Up For Daily Newsletter

Stay updated with our weekly newsletter. Subscribe now to never miss an update!

[mc4wp_form]