Home / All / Procissão em homenagem aos Pretos Velhos toma ruas de Goiânia neste sábado (30)

Procissão em homenagem aos Pretos Velhos toma ruas de Goiânia neste sábado (30)

Cortejo sairá, às 16h, do Centro Espírita São Miguel Arcanjo, e seguirá até a Praça Universitária

Procissão dos pretos velhos e pretas velhas (Foto: Clicks de Terreiro)

O município de Goiânia será palco, no próximo sábado (30), às 16h, de uma procissão em homenagem ao Pretos Velhos. A tradição busca resgatar a história e a prática religiosa afro-brasileira na capital. A caminhada terá saída do Centro Espírita São Miguel, no Setor Universitário, Arcanjo e seguirá até a Praça Universitária, reunindo dezenas de terreiros e adeptos de diferentes religiões de matriz africana.

“Damos sequência a uma tradição iniciada por Vó Erotildes e esperamos centenas de pessoas, entre dirigentes de casas, médiuns e simpatizantes, em uma demonstração de fé e memória cultural”, explica o Padrinho Zelismar, dirigente do Centro Espírita São Miguel Arcanjo. Segundo o sacerdote, a iniciativa busca também promover respeito e visibilidade às práticas religiosas afro-brasileiras. “Queremos reafirmar o papel dos Pretos Velhos como entidade de aconselhamento e cura espiritual, além de combater o preconceito.”

“É um resgate histórico necessário”, acrescenta a Madrinha Ester, que dirige a Casa ao lado de Zelismar. Segundo a Casa, muitos ensinamentos foram silenciados e trazer a procissão ao espaço público reafirma que a tradição faz parte da identidade cultural de Goiânia. A atividade será organizada com respeito às normas de segurança e ao ordenamento urbano, em parceria com órgãos locais.

Dezenas de terreiros da capital e municípios vizinhos confirmaram presença, além de grupos de adeptos e simpatizantes. A programação prevê chegada à Praça Universitária, onde serão realizados cânticos de louvação e bênçãos. Os organizadores pedem que os participantes respeitem as orientações sanitárias e de trânsito, bem como o espaço público.

Historicamente, as manifestações de Pretos Velhos têm origem na memória dos escravizados africanos e na religiosidade sincrética que se desenvolveu no Brasil, incorporando elementos de cristianismo, espiritismo e práticas africanas. Na Umbanda, os Pretos Velhos são conhecidos por oferecer conselhos, rezas de cura e conforto emocional, atuando como guias espirituais para frequentadores dos terreiros.

A realização da procissão em local público também visa ampliar a compreensão sobre religiões de matriz africana e fortalecer o diálogo com a sociedade. “Queremos mostrar que nossa religiosidade é cultura, é história e é parte da cidade”, conclui o dirigente Zelismar.

Quem foi Vó Erotildes

Erotildes do Carmo foi benzedeira, guardiã dos saberes ancestrais e exemplo de caridade. Descendente direta de pessoas escravizadas, ela fundou um dos terreiros mais antigos de Goiás, o Centro Espírita São Miguel Arcanjo, na década de 50, e transformou sua casa num lugar de cura e acolhimento. Rezava, benzia, batizava e ensinava, sempre de graça. Padrinho Zelismar e Madrinha Ester seguem seu legado com fé, cuidado e preservando a ancestralidade por meio da caridade.

Serviço

Assunto: Procissão dos Pretos Velhos
Quando: 30 de maio (Sábado)
Horário: 16h
Onde: Centro Espírita São Miguel Arcanjo – Décima Primeira Avenida, s/n, Leste Universitário

FONTE : MAIS GOIAS

Sign Up For Daily Newsletter

Stay updated with our weekly newsletter. Subscribe now to never miss an update!

[mc4wp_form]