Religião

Quem era o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, que morreu aos 89 anos em Londrina

Ele permaneceu a frente da arquidiocese de Londrina por oito anos e meio, entre 1983 e 1991. Dom Geraldo morreu na manhã deste sábado (26).

26/08/2023

O Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, que morreu aos 89 anos, em Londrina, no norte do Paraná, era Arcebispo Emérito de Salvador, na Bahia. Ele permaneceu a frente da arquidiocese de Londrina por oito anos e meio, entre 1983 e 1991.

Segundo a Arquidiocese de Londrina, a saúde de Dom Geraldo se agravou em dezembro do ano passado, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O Cardeal morava no Paraná desde 2014.

O Cardeal será sepultado na Cripta da Catedral Metropolitana de Londrina, onde estão sepultados o primeiro bispo e arcebispo, dom Geraldo Fernandes Bijos, e o terceiro arcebispo, dom Albano Botoleto Cavalin.

Trajetória

Dom Geraldo nasceu em 19 de outubro de 1933, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Em 1957 foi ordenado Padre.

Fez doutorado em teologia em Roma e em 1978 foi nomeado Bispo de Toledo, no oeste do Paraná, onde ficou por quatro anos, até 1982.

Em 1983, Dom Geraldo foi ordenado Arcebispo de Londrina. Durante esse período, participou da construção da torre da catedral, onde foram colocados os sinos.

Foi também neste período que fundou, junto com Zilda Arns, a Pastoral da Criança. O programa começou na cidade de Florestópolis, no norte do estado, onde tinha uma das maiores taxas de mortalidade infantil na época.

Depois, o projeto se espalhou por todo o país e mais dez países da África, Ásia, América Latina e Caribe.

Dom Geraldo permaneceu a frente da Arquidiocese de Londrina por oito anos e meio, até 1991, quando foi chamado a Roma para trabalhar no Vaticano, junto ao Papa João Paulo II.

Depois de voltar de Roma, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Salvador, na Bahia, e recebeu o título de Cardeal pelo Papa João Paulo II.

Participou de muitos momentos importantes da Igreja Católica, como dois conclaves. O primeiro, em 2005, que elegeu o Papa Bento XVI. O segundo, a eleição do Papa Francisco.

Entre 2003 e 2007 presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em 2011 renunciou o cargo e retornou a Londrina, onde morava até os dias atuais.

Em 2022, Dom Geraldo completou 65 anos de ordenação sacerdotal. A data foi celebrada no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Londrina e teve participação de padres, cardeais e arcebispos de várias regiões, além de centenas de fieis.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *