GoiásPolícia

Ação conjunta entre as polícias Penal, Civil, Federal e Interpol resulta na prisão de foragido

Detido na Bélgica, homem de 27 anos é investigado por integrar associação criminosa voltada ao tráfico de drogas e celulares para o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia

Ação conjunta entre as polícias Penal, Civil, Federal e Interpol resultou na prisão de um foragido da justiça. O indivíduo, de 27 anos, foi detido na Bélgica (Europa), onde residia após fugir do Brasil. Ele é acusado de integrar uma associação criminosa voltada ao tráfico de drogas e celulares para a área do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

A ocorrência teve início após a Polícia Penal realizar duas operações na Casa de Prisão Provisória de Aparecida, em 2022, com foco no combate a organizações criminosas e interceptações de ilícitos. Durante as operações, um aparelho celular foi apreendido. Com medida deferida pelo Poder Judiciário, foi possível realizar a quebra do sigilo de dados do equipamento.

A partir dos dados capturados, houve a identificação de uma associação criminosa voltada à prática do crime de tráfico de drogas. O suspeito de 27 anos seria o principal responsável pela remessa de entorpecentes e celulares para a área do Complexo Prisional de Aparecida, por meio de drones.

Segundo as investigações, o preso chegou a receber, por entrega, a quantia de R$ 30 mil. Lembrando que, este ano, não houve uma única apreensão de drone nas 88 unidades prisionais geridas pela Diretoria-Geral de Polícia Penal.

Prisão preventiva


A ordem judicial de prisão preventiva do suspeito foi emitida em outubro de 2022. Entretanto, na data, o acusado já havia fugido do país rumo a Europa. Desta forma, foi pedida a inclusão de seu nome na lista “difusão vermelha da Interpol”. Esse tipo de ação possibilitou a prisão e, posteriormente, a extradição do indivíduo para o Brasil.

O cumprimento do mandado judicial na Bélgica ocorreu no dia 18 de dezembro, sendo iniciado o procedimento administrativo para a sua extradição e colocação à disposição do Poder Judiciário goiano. O suspeito responde por crime de tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico.

Fonte: Comunicação Setorial da Polícia Penal do Estado de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *