Goiás

Nova região turística de Goiás tem lagoa azul apaixonante

A Lagoa dos Cristais, localizada em Cristalina (GO), encontra-se a aproximadamente [xx] km de Goiânia e a [xx] km de Brasília. Este atrativo turístico, popularmente conhecido como a ‘Lagoa Azul Goiana’, atrai turistas interessados em sua beleza paradisíaca e em esportes radicais, tais como mergulho, canoagem e Stand Up Paddle (SUP).

Originada de um garimpo inativo, a lagoa, após anos de abandono, formou pontos com mais de 30 metros de profundidade, possuindo águas cristalinas em um tom verde-azulado. Recentemente, transformou-se em um complexo de lazer, o Adventure Park, um lugar encantador que agora faz parte da nova região turística de Goiás, “Encantos do Planalto Central”.

Encantos do Planalto Central

Essa região, recém-criada, abrange oito municípios vizinhos ao Distrito Federal, incluindo a Lagoa dos Cristais como um de seus principais destaques. O Governo de Goiás e a Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) oficializaram a nova área turística em um evento que contou com a presença de autoridades locais e representantes do setor privado, destacando a importância do turismo para o desenvolvimento econômico e cultural da região.

A região também se destaca por abrigar outras maravilhas naturais e culturais, como a maior praia artificial da América do Sul no lago Corumbá IV, o maior clube de pesca esportiva do Brasil, e a propriedade rural histórica do ex-presidente Juscelino Kubitschek, localizada em Luziânia.

Além disso, a região se orgulha de possuir o maior domo de cristal lemuriano do planeta em Cristalina, a impressionante cachoeira Salto do Itiquira em Formosa, e o distrito de Olhos D’Água em Alexânia, conhecido como a capital do artesanato goiano. A gastronomia regional é um atrativo à parte, oferecendo uma variedade de sabores típicos do Cerrado. Acomodações variam de hotéis fazenda a estabelecimentos mais sofisticados, atendendo a diferentes preferências e orçamentos.

Este projeto de turismo visa não apenas impulsionar o desenvolvimento econômico e cultural local, mas também redefinir a percepção da “região do Entorno” em Goiás. Com a nova região turística, o mapa de Goiás agora exibe 12 áreas distintas, cada uma com suas características peculiares, contribuindo para consolidar o estado como um destino turístico de vasta diversidade e atração no cenário nacional.

Além disso, a região “Encantos do Planalto Central” é estrategicamente posicionada entre duas capitais importantes, Goiânia e Brasília, tornando-a acessível e atrativa para turistas tanto locais quanto de outras regiões. A colaboração entre os municípios e a iniciativa privada tem sido fundamental para o sucesso e crescimento do turismo na região, proporcionando uma base sólida para futuras expansões e projetos turísticos.

Fonte: Curta Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *