GoiásMeio Ambiente

Desmatamento ilegal atinge área de 12,4 hectares em fazenda de Minaçu

Uma fazenda de Minaçu foi flagrada em situação de desmatamento ilegal nesta sexta-feira (12). Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) apuraram que 12,4 hectares de vegetação nativa em área da reserva legal da propriedade foram afetados.

O responsável foi autuado em R$ 65 mil, visto que não tinha licença do Estado para promover a supressão de vegetação nativa.

Além disso, a secretaria embargou todas as atividades na área desmatado, com exceção daquelas promovidas em reparação ao dano provocado. Duas pás-carregadeiras, avaliadas em R$ 1,35 milhão, foram apreendidas.

Recuo no desmatamento

De acordo com levantamento do Instituto Nacional Pesquisas Espaciais (Inpe), a supressão de vegetação nativa caiu 18% no Estado, em 2023, em comparação com 2022.

O estado foi o que registrou o maior percentual de recuo de desmatamento ilegal onde ocorre o bioma Cerrado. Mato Grosso (-17%), Minas Gerais (-12%) e Piauí (-5%). Em todos os outros, houve aumento nas poligonais desmatadas.

Segundo a titular da Semad, Andréa Vulcanis, a redução é resultado do pacto firmado pelo governo com setores produtivos. O objetivo é zerar o desmatamento ilegal em Goiás até 2030.

FONTE:MAIS GOIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *