Saúde

Febre oropouche: conheça doença do Norte que pode se alastrar em Goiás

Em meio às preocupações com a dengue, zika e chikungunya, uma outra arbovirose (vírus transmitido por artrópodes) pode ser tornar preocupante em Goiás. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, existe a chance da febre oropouche chegar em território goiano. Originada no Caribe, atualmente a doença atinge alguns estados da região Norte, incluindo Amazonas e Pará.

“Existe sim a possibilidade dessa nova arbovirose ser introduzida em outros estados, inclusive aqui em Goiás”, alerta Amorim, a respeito da febre oropouche. Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas, não há registro de mortes. Entretanto, já foram diagnosticados mais de 200 casos nas primeiras semanas deste ano.

Com sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya, a doença também é transmitida por meio da picada de um mosquito. O Culicoides paraensis, conhecido popularmente como maruim ou mosquito-pólvora, tem dois milímetros de tamanho, se reproduz em ambientes úmidos e com água parada, assim como o Aedes Aegypti, e é encontrado em todo o país. Além de febre elevada, a febre oropouche pode causar calafrios, náuseas e dores na cabeça, músculos e articulações.

O aumento de epidemias de arboviroses está relacionado ao aquecimento global e as mudanças climáticas causadas, segundo Amorim. “Esse fenômeno favorece a proliferação desses mosquitos transmissores. E infelizmente o prognóstico para o futuro não é nada bom porque isso aumenta a possibilidade de surgirem novas doenças”, explica.

FONTE:JORNAL OPÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *