Polícia

QUEM SÃO OS ALIADOS DE BOLSONARO PRESOS PELA PF NESTA QUINTA-FEIRA

Na manhã desta quinta-feira (8), a Polícia Federal (PF) prendeu dois ex-auxiliares do ex-presidente Bolsonaro: o ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência Filipe Martins e o ex-ajudante de ordens coronel Marcelo Câmara.

Os mandados de busca e apreensão e os de prisão seriam desdobramentos da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid.

Mas quem são os dois indivíduos que foram presos nesta manhã?

• Filipe Martins: Na delação de Cid à Polícia Federal, o ex-assessor é apontado como ter apresentado uma minuta de decreto para prender adversários e convocar novas eleições. Bolsonaro, segundo Mauro Cid, teria levado a proposta para a alta cúpula das Forças Armadas — mas obteve apoio apenas do almirante Almir Garnier Santos, comandante da Marinha, para a tentativa de golpe de Estado.

Martins ficou conhecido a partir de 2021, por protagonizar, durante uma sessão no Senado Federal, uma cena em que fez um gesto obsceno com as mãos, considerado símbolo de supremacistas raciais.

• Marcelo Câmara: Atuou como assessor especial no gabinete da Presidência da República e foi ajudante de ordens na equipe chefiada por Mauro Cid. No gabinete da Presidência, produzia investigações e dossiês a pedido do então chefe. Após perder as eleições, Câmara continuou como assessor do ex-presidente. Ele é citado também nas investigações a respeito dos presentes oficiais vendidos pela gestão de Bolsonaro, e também às supostas fraudes de cartões de vacina da família Bolsonaro.

Martins foi detido em Ponta Grossa, no Paraná, e Câmara em Brasília/DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *