
REDAÇÃO
Juízes em Goiás recebem, em média, 39,3 vezes a renda da população local, segundo o novo Índice de Disparidade Salarial (IDS), elaborado pela associação civil Livres. O levantamento coloca o estado entre os que apresentam maior abismo entre a elite do setor público e os cidadãos.
De acordo com o estudo, o governador de Goiás ganha 12,3 vezes a renda média dos goianos, enquanto os deputados estaduais registram um IDS de 22,8. Os dados foram calculados com base em informações da PNAD/IBGE e de portais oficiais de transparência, considerando os rendimentos das principais autoridades estaduais em comparação com a renda média da população.
“O caso de Goiás é simbólico: mesmo em um estado com relevância econômica nacional devido ao agronegócio, o setor público continua em um patamar muito acima da população. O IDS ajuda a mostrar que essa desigualdade é estrutural e precisa ser enfrentada com reformas”, afirma Matheus Rocha, bacharel em Direito, mestrando em História e analista de relações governamentais do Livres.
Desigualdade também é alta em outros estados do Centro-Oeste
O levantamento indica que Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também apresentam índices elevados, com salários de governadores e deputados superando em mais de dez vezes a renda média local. Segundo o Livres, a desigualdade institucional não se restringe a regiões economicamente mais frágeis, mas se repete mesmo em áreas com forte desempenho econômico, como o Centro-Oeste.
Diferença fora dos padrões internacionais
A disparidade observada em Goiás está muito acima dos padrões internacionais. Em democracias consolidadas, a diferença salarial entre autoridades e população raramente ultrapassa dez vezes.
FONTE : ROTA JURIDICA






