Home / Brasília / Mais de 1,5 mil presos são beneficiados no Saidão de Dia das Crianças no DF

Mais de 1,5 mil presos são beneficiados no Saidão de Dia das Crianças no DF

Foto: Divulgação / Seape

A sétima saída temporária de presos do Distrito Federal começou na manhã desta quinta-feira (9/10), em comemoração ao Dia das Crianças. Ao todo, 1.582 reeducandos, entre eles 58 mulheres, foram beneficiados pela medida. A liberação teve início por volta das 7h e os detentos devem retornar até as 10h da próxima segunda-feira (13/10).

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF), quem não voltar dentro do prazo será considerado foragido e pode perder o direito ao regime semiaberto. A população pode repassar informações sobre foragidos ou presos que descumprirem as regras do benefício de forma anônima, pelo telefone ou WhatsApp (61) 9 9666-6000, da Polícia Penal do DF.

A saída temporária é autorizada pela Portaria nº 1/2025 da Vara de Execuções Penais (VEP/DF) e contempla internos do regime semiaberto que possuem autorização de trabalho externo ou já têm histórico de saídas controladas.

Diferente das edições anteriores, o sétimo “saidão” do ano não contará com a fiscalização dos beneficiados. Isso ocorre porque os policiais penais não aderiram ao Serviço Voluntário Gratificado (SVG), responsável pelo acompanhamento dos detentos durante o período fora das unidades prisionais.

A decisão foi comunicada pela Seape-DF à VEP na última segunda-feira (6/10). No documento, o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Souza e Teles, afirmou que a falta de adesão ao serviço inviabilizou “a execução integral das atividades programadas para o mês”, destacando que o SVG é essencial para garantir a segurança das unidades, a integridade física de servidores e o cumprimento das rotinas carcerárias.

Para amenizar os impactos, Teles informou que os policiais da Diretoria de Fiscalização da Polícia Penal foram deslocados para escoltas hospitalares, o que deixou a fiscalização dos apenados fora do presídio prejudicada.

Os policiais penais reivindicam o cumprimento de um acordo sobre a redução do interstício e reajuste salarial proporcional ao concedido a outras forças de segurança. A proposta do governo federal prevê aumentos de até 24,43% para policiais e bombeiros militares e de até 27,27% para policiais civis.

FONTE : ACORDA DF

Sign Up For Daily Newsletter

Stay updated with our weekly newsletter. Subscribe now to never miss an update!

[mc4wp_form]