CulturaGoiás

TBC Memória Especial celebra os 100 anos de Bariani Ortêncio

Programa homenageia o mais importante intelectual vivo de Goiás com entrevista do responsável pelo Instituto Bariani Ortêncio e saudação gravada pelo escritor.

03/08/2023

O TBC Memória desta semana é especial. Com aproximadamente uma hora de duração e exibido na noite desta sexta (4), às 22h, o programa apresentado por Enzo de Lisita celebra os 100 anos do escritor, folclorista e compositor Waldomiro Bariani Ortêncio, completados no último dia 24 de julho. Paulista de nascimento, mas radicado no Estado desde o 15 anos de idade, ele é considerado o mais importante intelectual vivo de Goiás, pois sua obra trata da cultura goiana.

O entrevistado do TBC Memória será o genro de Bariani, Paulo Roberto Silva, que é responsável pelo acervo do sogro, através do Instituto Bariani Ortêncio. Devido a um acidente vascular cerebral (AVC), o escritor está com dificuldades para falar, por isso a opção por trazer Paulo Roberto ao estúdio do programa. Mas a produção gravou uma saudação feita por Bariani na casa dele.

Além da faceta intelectual do aniversariante, foi abordada sua vida familiar e empresarial, e sua carreira como jogador de futebol. Esta edição do TBC Memória está rica em imagens da vida do escritor, gravadas na casa de Bariani. E traz ainda imagens do acervo da TV Brasil Central. Foram gravados também depoimentos de intelectuais, como Ubirajara Gali, Leda Selma, Hamilton Carneiro, Miguel Jorge, entre outros.

Fonte: ABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *