BrasilJustiçaPolítica

Lula sonda mulheres para STF e já tem nomes sobre a mesa; saiba quais

21/07/2023

Lula tem evitado se comprometer com a escolha de uma mulher para a próxima vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), mas passou a sondar opções femininas do meio jurídico.

O presidente pediu a aliados e integrantes do governo que levantem informações sobre algumas sugestões que chegaram a ele para substituir a presidente da corte, Rosa Weber, que se aposenta em outubro.

A quem insiste junto ao presidente que é importante indicar uma mulher e não reduzir o já pequeno número de ministras do Supremo, Lula dá a seguinte resposta: pede que aqueles que possuem esse pleito lhe apresentem nomes que preencham os requisitos para preencher a vaga.

Entre as características que o petista busca, destacam-se lealdade e coragem para suportar pressões da opinião pública diante de medidas pouco populares.

A coluna apurou que, até o momento, quatro nomes estão na mesa do presidente: o da desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) Simone Schreiber, o da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Regina Helena Costa e das advogadas Dora Cavalcanti e Flávia Rahal.

Conta a favor de Simone e Regina Helena o fato de ambas terem carreira na magistratura. Lula acabou de indicar Cristiano Zanin, que é advogado, para a vaga aberta no Supremo em abril. A Simone Schreiber tem uma atuação reconhecidamente garantista no meio jurídico, ou seja, com alinhamento a magistrados que tendem a analisar os processos pela perspectiva dos direitos individuais do acusado. Já Regina Helena Costa angaria simpatia de nomes do STF, como as ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber.

Entre as advogados, a mais próxima de Lula é Dora Cavalcanti. Ela foi sócia de Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça do petista e conselheiro para assuntos jurídicos. Era Dora quem fazia parte dos atendimentos junto a Lula em casos conduzidos por Thomaz Bastos. Ela também foi a ponte com o PT sobre estratégias relacionadas à Lava-Jato após a morte do ex-ministro.

Flávia Rahal trabalhou com Arnaldo Malheiros Filho, advogado próximo do PT e que defendeu nomes como Delúbio Soares. Ela tem bom trânsito com políticos de outros partidos, como o PSDB, e atuou como conselheira, diretora e presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD).

O principal problema hoje é que nenhuma delas tem a relação de proximidade e confiança que Lula busca. O presidente quer ter liberdade para telefonar e ter conversas diretas com o nome que indicar para o STF.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *